RECEITAS KREMER | Bolo de Cerveja

28 de abril de 2021 | Por admin

Talvez você não tenha parado para pensar nisso, mas o bolo e a cerveja tem muito em comum. Além de ambos estarem associados à celebração de datas e momentos especiais, existe mais uma característica bastante forte que os une. Já lembrou qual é? Se você pensou na fermentação, acertou! Tanto o bolo quanto a cerveja passam por um processo de fermentação, essencial para o resultado final.

E hoje você vai conhecer uma receita bastante especial. Continue lendo!

 

BOLO DE CHOCOLATE E CERVEJA: PAIXÕES NACIONAIS!

Você concorda que é bem difícil encontrar alguém que não ame um bolo de chocolate ou uma cerveja gelada, né? Pensando nisso e para deixar você literalmente com água na boca, trouxemos a receita de um bolo de chocolate de textura densa e ao mesmo tempo molhadinha, com um sabor delicioso. 

Mas pode apostar que esse não é um bolo de chocolate comum e seu grande diferencial está na massa. Vamos utilizar nesta receita a Kremer Stout, uma cerveja puro malte torrado que tem como principais características as profundas notas de café e chocolate. Perfeita para essa receita! 

 

Pronto(a) para começar? 

Anote os ingredientes que você vai precisar.

Para a massa:
– 1 xícara (240ml) da Kremer Stout
– 250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
– 75g de cacau em pó
– 2 xícaras (400g) de açúcar cristal
– 150ml de creme azedo (sour cream)*
– 2 ovos grandes
– 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
– 275g de farinha de trigo
– 2 ½ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
– 1 pitada de sal

Para a cobertura:
– 220g de cream cheese em temperatura ambiente
– 100g de açúcar de confeiteiro
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha
– 1/3 xícara (80ml) de creme de leite fresco

*Como fazer o creme azedo:
Para preparar cerca de 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2 a 3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar, cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por uma hora. Em locais muito quentes, recomendamos deixar na geladeira para que o creme fique mais espesso.


Antes de começar

Antes de começar, pré-aqueça o seu forno a uma temperatura de 180°C e unte com manteiga uma forma de aro removível de 23cm de diâmetro. É aconselhável também forrar o fundo da forma com um círculo de papel manteiga também untado.

 

Modo de preparo: massa

Junte a cerveja e a manteiga em uma panela grande e leve ao fogo até que a manteiga derreta totalmente. Após isso, deixe esfriar por alguns minutos. 

Acrescente o cacau e o açúcar e misture bem até ficar homogêneo. Em uma tigela, misture o creme azedo, os ovos e a baunilha e incorpore à mistura da panela. Por fim, junte a farinha, o bicarbonato, o sal e misture. Despeje na forma pré-untada e leve ao forno por cerca de 45 a 60 minutos (faça o famoso teste do palito!). 

Após esfriar, desenforme com cuidado, remova o papel e transfira o bolo para um prato de servir.

 

Modo de preparo: cobertura

Na batedeira, bata o cream cheese até que fique homogêneo. Peneire o açúcar sobre o cream cheese, junte a baunilha e bata até obter uma mistura cremosa. Adicione o creme de leite na mistura e bata novamente até que ela fique com uma consistência mais firme. Depois é só espalhar sobre o topo do bolo já resfriado e se deliciar.

 

E aí, o que achou dessa receita? Lembrando que você pode comprar a Kremer Stout sem sair de casa. Acesse a nossa loja virtual e peça quantas quiser que entregamos na sua casa. Ah! E não se esqueça de compartilhar o seu #MomentoKremer nos marcando sem suas fotos e vídeos nas redes redes sociais. Siga-nos no Facebook e no Instagram para acompanhar todas as nossas novidades.

 

Até a próxima com mais uma receita Kremer!