História da Nextel que combina com Chopp Kremer

2 de junho de 2010 | Por admin

Fonte Site Nextel

logo-nextel


1987:
Mogarn E. O’Brien e Brian d.McAuley – profissionais da Comissão Federal dos Estados Unidos, atuantes no setor de telecomunicações –, com o intuito de prover um serviço móvel especializado de alta qualidade e redução de custos operacionais, fundam a Fleet Call, empresa especializada em radiocomunicação.

1990: Craig McCaw assume a diretoria da Fleet Call, o que resulta em alianças estratégicas com líderes de empresas de comunicação de primeira linha, como Motorola e Northen, que fornecem uma campanha de tecnologia para redes de telecomunicação móvel digital. A base de assinantes de rádio freqüência era superior a 120 mil.

1994: Por meio da fusão com outras empresas de trunking, a empresa passa a ter 50 licenças nos principais pontos dos Estados Unidos. Nasce então a nova companhia: Nextel Communications, Inc.

1996: A Nextel Communications, Inc. (NCI) – ex-proprietária exclusiva da NII Holdings, Inc. (NII) – apresenta a nova tecnologia iDEN da Motorola, a primeira a combinar telefonia móvel digital, rádio digital e pager alfanumérico em um só aparelho.

1997: A Nextel Communications, Inc. chega ao Brasil, investindo 3 bilhões de reais no país. Adquire 20 empresas que possuíam pontos de trunking analógico em várias localidades.

1998: A NII lança o serviço wireless digital iDEN no Brasil e na Argentina.

2002: A NII converte-se em uma companhia de capital aberto.

2004: Em maio, a Nextel Brasil expande o serviço de Conexão Direta Internacional para a Argentina, Estados Unidos, Peru e México. No mês de setembro, é inaugurada a nova sede própria da companhia.

2006: Lançamento do serviço de Conexão Direta Internacional com o Chile. Neste ano, foi inaugurada a nova sede da Nextel no Brasil.

2007: Em janeiro, a Nextel Brasil anuncia seu novo presidente, Sérgio Chaia. No mês de abril, a empresa comemora a conquista de 1 milhão de clientes. Em junho, Alejandro Raposo assume o posto de VP de Customer Operations e Comercial, momento que marca a fusão de duas grandes áreas da empresa.

2008: Em julho, a Nextel anuncia investimento adicional de US$ 100 milhões para a chegada no primeiro semestre de 2009 aos principais mercados do Nordeste (Salvador, Fortaleza e Recife), além de Vitória, no Espírito Santo.